"A paisagem urbana é o território onde vivemos nas cidades, com a marca cultural de cada sociedade impressa nos elementos e vegetação desta paisagem criada. Neste cenário o papel da vegetação urbana é integrar espaço construído, jardins e parques, criando uma paisagem contínua, tentando amenizar os efeitos e a aparência das contruções, inserindo as cidades no meio natural."
Os desafios são muitos e a vegetação desempenha funções como o controle do clima e da poluição, conservação da água, redução da erosão e economia de energia. Além disto promovem a biodiversidade e o bem estar dos habitantes, valorizam as áreas, podem servir como complementação alimentar para populações de baixa renda e fonte de remédio fitoterápicos.
Hoje temos uma gama de estudos na área de paisagismo urbano, que estão por trás de um projeto de paisagismo para uma cidade, que vão muito além da estética, aromas ou preferências culturais. Na concepção e elaboração do projeto e na escolha da vegetação, existem diversos cálculos que incluem variáveis como:
- a incidência de luz solar nas ruas,
- a transmitância de copa de cada espécie escolhida,
- a circulação de ar e umidade,
- as trocas de calor convectivo e sensível pela vegetação e construções urbanas,
- fator de céu visível de cada rua a ser trabalhada com vegetação.
Portanto o paisagismo urbano é uma matéria complexa; aliando ciência e arte, e é uma pena ver tantos erros cometidos em obras públicas e plantios, e principalmente na administração dos recursos paisagísticos públicos e da paisagem urbana, interferindo de forma negativa nas cidades e na vida dos usuários dos espaços públicos. Erros de projeto e de escolha das espécies, criam problemas futuros com ainda mais desperdício de recursos públicos. Isto torna a vegetação urbana uma fonte de gastos e entraves ao contrário de ser a solução de diversos problemas do desenvolvimento urbano brasileiro.
Pensando numa realidade bem à frente, exemplos de revitalização do espaço urbano por paisagismo são cada vez mais frequentes em cidades como Nova Iorque, Berlim ou Pequim. Postei algumas fotos de exemplos positivos de paisagismo urbano: acima Porto Alegre com um bom investimento na administração da infraestrutura paisagistica e sua rua considerada "a mais arborizada do Mundo em concurso" e jardim "teto verde" em ônibus urbano. Abaixo algumas fotos de trechos do jardim "HighLine", área abandonada de antigos viadutos e trilhos elevados em Nova Iorque, recentemente revitalizada com paisagismo, servindo como parque e área de lazer interligando vários bairros e a paisagem urbana; e fotos de "prédio verde" urbanizando e vegetando ao mesmo tempo.
Quem quiser ver muito mais fotos, e tudo sobre o jardim High Line em Nova York acesse:
http://www.thehighline.org/galleries/images/high-line-park-photos
Abraço a todos,