sexta-feira, 22 de abril de 2016

Paisagismo em 7 questões

Sempre que ouvimos falar em paisagismo, ou quando falo de minha profissão e projetos que desenvolvo em meu escritório, é normal surgirem duvidas como:

para que serve o trabalho do paisagista?

como atua este profissional de paisagismo?

quem pode ser paisagista profissional e quais suas atribuições/qualificações técnicas?

Para estas e outras questões a APAFLOR publicou manual com 7 questões simples e explicações diretas sobre a profissão do paisagista e sua atuação no mercado de trabalho brasileiro. Seu papel e importância na composição de paisagens, jardins e ambientes mais saudáveis. Manual completo segue abaixo:






segunda-feira, 28 de março de 2016

Projetos de paisagismo: Jardins orgânicos e funcionais

Sabe quando vemos um belo jardim?
Ou nos sentimos bem em uma área verde?
Pois é, a natureza nos traz este bem-estar, qualidade de vida e beleza.... 
Faz bem para a mente, o corpo e o espírito.

Mas um jardim bem pensado tem outros atributos além da estética e da vegetação. 
Um jardim para ser usado precisa sem funcional e ter boa circulação de pessoas e animais...pensar nos caminhos e nos detalhes inusitados, privacidade, barreiras de ventos, sol e sombras, criar áreas de lazer e de uso e minimizar problemas como poeira, sujeiras e alagamentos.

Um jardim projetado tem conceito estético, mas precisa de bom senso e conhecimento técnico para se tornar útil, funcional e adequado ao terreno e a região onde está inserido. Algumas criações, desenhos, croquis e projetos de paisagens seguem abaixo:


Eu projeto jardins e paisagens usando princípios funcionais, maximizando o uso e o convívio das pessoas e criando ambientes e recantos de bem-estar e contemplação; trazendo qualidade de vida para os frequentadores; Priorizando o uso de vegetação brasileira, materiais naturais bem mesclados e mão-de-obra local na execução dos projetos de jardins e áreas verdes.

Abraço a todos,