Montar um jardim? Plantar árvores e flores em canteiros? Cortar a grama?
Qual a verdadeira função do paisagista?
Na verdade o paisagista pode sim realizar tais tarefas de plantios, execução e até a manutenção dos jardins e jardinagem; mas seu papel em um ambiente natural vai muito além disto, é principalmente o de entender e "pensar" a área verde privada como extensão da paisagem circundante e extensão das construções humanas.
O papel do paisagista é projetar, elaborar, desenhar e criar os espaços ao ar livre e as áreas verdes utilizadas pelo ser humano, como lazer, relaxamento, convívio social, alimentação, medicina e estética. Ainda pensar na escolha de espécies, interações com clima, funcionalidade, design, drenagem, sistemas de irrigação e obras relacionadas aos jardins projetados, entre outras áreas do conhecimento.
Os espaços verdes dão mais qualidade de vida aos usuários e trazem a natureza para dentro das construções, amenizando o árido dos materiais inertes, permitindo uma vida mais harmônica e sadia, tanto nas moradias, como nos prédios públicos e comerciais. Para que o resultado seja o esperado desde as idéias, a apresentação, o projeto e a execução, é necessária a união entre Arte e Ciência.
A profissão de paisagista já possui curso superior e cursos técnicos, mas ainda não é totalmente regulamentada no Brasil. Possui associações estaduais organizadas, e instituições que agregam profissionais da área, mas ainda luta por regulamentação junto ao CONFEA/CREA (Conselho regional de engenharia, arquitetura e agronomia) já que as duas áreas que mais atuam no campo do paisagismo são: a agronomia e a arquitetura, ambas regidas pelo mesmo conselho.
No link abaixo anexei uma cartilha interessante, PAISAGISMO EM SETE QUESTÕES, que esclarece sobre o papel do paisagista e sua importância como profissional nos dias de hoje.
Um abraço a todos
Marcos Paulo
Eaim Marcos !
ResponderExcluirParabéns pelos trabalhos paisagísticos !
O Blog tá muito bom !
É isso ai ! Valorização do paisagista no mercado de trabalho!
Projeto envolve tempo, criatividade, sensibilidade e conhecimento!
Abraços e sucesso por essas terras litorâneas catarinenses!