No Brasil produzimos cerca de 240.000 toneladas de lixo por dia, sendo que deste montante apenas 2% é utilizado com re-uso ou reciclagem. Problemas passam pela redes de coleta, por incentivos fiscais e políticas públicas e pela conscientização das pessoas. Outro ponto é o custo da reciclagem, já que reciclar tem custo de 10 a 15 vezes mais caro que destinação nos aterros sanitários atuais.
Cadeira Navy utiliza 80% material de garrafas PET
Parada de ônibus confeccionada com materiais reciclados e re-utilizados
É bom deixar bem claro que a reciclagem não absorverá a grande oferta de lixo que temos no mundo, e portanto as medidas de consumo consciente, de redução de resíduos na alimenteção e a opção por menos produtos industrializados e embalados são medidas que farão a diferença e podem mudar os padrões de produção das indústrias alimentícias ao redor do globo nos próximos anos.
Não importa como chamem a "new generation", revolução realmente verde, ecochatos, ecólogos, eco-punks, neo-hippies, sustentáveis.....todos estão aí pra mudar e pra serem mudados por idéias.....quem sabe ainda tudo tem jeito? Quem sabe uma nova consciência aflora?
Quem sabe?........
Ninguém....
Mas uma coisa é certa, não fique parado esperando!!
Prateleiras de tubos de PVC e bobinas de papelão
Arte em retalhos de pneus
Ciclovia montada com cartuchos de impressoras industriais
Residência construída com contâiner e madeira de pallets
Luminária composta com frascos de conservas
Cama infantil de pallets
Almofadas e banco confeccionado com cintos de segurança usados
Relógio de parede de discos de vinil
Exemplos colhidos no site do Rodrigo Barba (http://rodrigobarba.com/blog), onde podes encontrar muitas idéias sobre eco-design, sustentabilidade e arquitetura ecológica.
Abraço a todos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário